Maria Sassetti
Partindo de uma peça da colecção permanente – um pequeno apoio de pés bordado com motivos florais – localizada na Salinha da Senhora, criei uma instalação site specific que se baseia na pesquisa histórica, análise arquitectónica e carga sentimental do espaço enquanto arquivo de memória, salientando questões do labor e universo femininos.
Interessa-me o uso da repetição e do acto repetitivo do fazer (aspectos processuais), a questão da de-construção de uma só imagem em variações cromáticas, que vão ao encontro dos tons rosados, dourados e pastel da Salinha, mas também a vertente mais histórica e o ambiente geral da casa. Como tal, em cada apoio de pés estão representados aviões da Aero Portuguesa, companhia responsável pela travessia aérea entre Lisboa e Casablanca – muitas vezes com uma carga de repatriados em busca do continente Americano – e que estava automaticamente associada ao nome de Medeiros e Almeida.
Durante a Segunda Guerra Mundial, algumas senhoras da sociedade portuguesa auxiliavam discretamente os muitos refugiados da guerra, que elegiam Portugal como destino ou como ponto de partida para cruzar o Atlântico em busca de segurança. Esta peça vem adivinhar as conversas que se passavam nos bastidores dos palcos falocêntricos do mundo de então, nos espaços recatados e dedicados ao lazer feminino, onde mãos atarefadas bordavam e cerziam noite dentro, misturadas com diálogos que se adivinhavam mais contidos, sobre a família, o país e a guerra. Assim, o apoio de pés ou a almofada adquirem um outro significado, o de Fio de Ariadne, e cria-se uma tensão irónica entre o espaço e os objectos femininos, com as imagens apropriadas dos pequenos aviões.
Lisboa, 1986. Vive e trabalha em Lisboa.
Formação
· 2010
Postgraduate Diploma in Fine Art, Chelsea College of Art and Design, Londres (terminado com distinção).
· 2008
Licenciatura em Belas Artes, Pintura, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa. Especialização nas áreas de desenho e gravura.
· 2003 / 2005
Curso de Formação Artística, aulas de Desenho com modelo nu, Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa.
Experiência Profissional
· 2012
Organiza e lecciona cursos de Desenho e Masterclasses na Odd School, Lisboa.
· 2011
Realizou um estágio profissional nas áreas de Curadoria e Produção Artística em Wave Hill – a public garden and cultural centre, Nova Iorque, ao abrigo do programa Inov Art 3ª edição, DGArtes.
Trabalhou como assistente de Produção, no espaço Carpe Diem Arte e Pesquisa, Palácio Pombal, Lisboa.
Foi monitora no Serviço Educativo da Fundação Calouste Gulbenkian, na oficina Um novo palco para Pulcinella, Lisboa.
· 2009
Realizou funções de Assistente de Curadoria na Exposição Casa Gravada – olhares sobre a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, em Lisboa (exposição viajou para o Centro de Cultura Contemporánea, Cármen de la Vitoria, Sala Aljibe, Granada, 2010).
· 2008
Exerceu funções de Assistente do Professor José Quaresma, nos módulos currículares de Gravura, dirigidos ao Mestrado em educação Artística e à Licenciatura em Ciências da Arte e do Património, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa.
Curadoria da Exposição Espaços/Memória, Espaços do Desenho, Fábrica do Braço de Prata, Lisboa.
Projectos
· 2009/2012
Integra o colectivo de artistas plásticas Tempos de Vista, participando em projectos de intervenção site specific em zonas diversas da cidade de Lisboa, no duplo papel de artista plástica e curadora.
· 2010
Participou na instalação colectiva Wind Mills, apresentada na Chelsea College of Art and Design, Londres, juntamente com os artistas internacionais Joanne Race, Jacopo Natoli e Rebecca Byrne.
Residências Artíticas
· 2012
Residência Artística para realização do documentário Inov Art, uma Retrospectiva a Quente, Centro para os Assuntos de Arte e Arquitectura, CAAA Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, Guimarães.
· 2011
Com o colectivo Tempos de Vista, Observatório Astronómico de Lisboa, Lisboa.
Exposições individuais
· 2011
"Moía as Marés", Galeria Municipal de Corroios, Corroios.
"Sabiá Fugiu da Gaiola", Espaço Arte São Mamede, BACS, Lisboa.
Exposições colectivas
· 2011
"Tempos de Vista, o espaço em paralaxe", Observatório Astronómico de Lisboa, Lisboa;
"O Chiado, a Baixa e a Esfera Pública", integrado no programa Chiado na Moda 2011, Mural Super Mário Bros, Rua Ivens, Lisboa;
"Provas, Contraprovas e Outros Testemunhos", Galeria da faculdade de Belas Artes, Lisboa.
· 2010
"D’Après Nuno Gonçalves", Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa;
"Provas de Oito, Colectiva de Gravura", Mundet, Seixal;
"Postgraduate Diploma Final Show 2010", Chelsea College of Art and Design, Londres;
"Brenda Landon Pye Exhibition", Chelsea College of Art and Design, Londres;
"La Casa Grabada, Sala Aljibe, Cármen de la Vitoria", CCC, Granada.
· 2009
"Tempos de Vista, seis perspectivas artísticas em torno do Lugar", Reservatório da Mãe de Água, Museu da Água, Lisboa;
"Casa Gravada, olhares sobre a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves", Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Lisboa;
"Finalistas Pintura 2007’08 FBAUL", Galeria Palácio Galveias, Lisboa;
"1ª Mostra Internacional de Gravura Posta"l, Matriz Associação de Gravura do Porto, Esteta Galeria, Porto;
"Espaços/Memória", integrando o Ciclo Work in Progress, Galeria Espaços do Desenho, Lisboa.
Prémios
· 2012
1º Prémio no Concurso de Vídeo Inov Art.
· 2011
Bolseira do Inov Art, 3ª Edição, da DGArtes.
Recebeu o subsídio para Apoio e Divulgação Artísticas da Fundação Calouste Gulbenkian, para a produção plástica da exposição Tempos de Vista, O espaço em Paralaxe.
· 2008
Prémio da tecnologia de Gravura da Faculdade de Belas Artes de Lisboa pela realização da obra Up Grade, seleccionada para representar a instituição.